Os ácidos fortes quando se dissolvem na água, se dissociam com o estabelecimento de um equilíbrio reversível entre as substâncias não dissociadas e os seus íons.
O Hcl é considerado um ácido forte, e o seu grau de dissociação é próximo de 100%. Significando que quando suas moléculas estão dissolvidas na água, quase todas se transformam em íons H2O + Cl-.
Já os ácido acético é considerado um ácido fraco, referente ao seu baixo grau de dissociação. Então, quando duas moléculas estão dissolvidas na água, apenas uma a cada cem, sofre a dissociação.
Ex: CH3COO (aq) + H2O <------> H3O (aq) + CH3COO- (aq).
Nessa equação está demonstrando que, as moléculas de CH3COOH se transformaram em íons, e os íons CH3COO- e H3O, também se transformaram nas moléculas de ácido acético (fraco) não dissociadas. Quando a velocidade desses dois processos se tornam iguais, a uma certa temperatura, ocorre o equilíbrio, não variando mais as concentrações, ou seja, se tornando constante. Assim, é possível determinar a Constante do equilíbrio, a partir da dissociação do ácido em uma solução aquosa.
Obs: No equilíbrio a concentração de íons é menor que a do ácido não dissociado, referindo-se a um ácido fraco. Os ácidos fortes, se encontram muito dissociados, sendo assim, suas constantes de dissociação tem um valor mais alto.
0 comentários:
Postar um comentário